5 dicas de decoração para apartamento pequeno

O aumento populacional e a verticalização das grandes cidades, tem deixado as residências cada vez menores. Por isso, adaptações na decoração de apartamento pequeno são necessárias. Elas devem unir o útil ao agradável.
Veja que não é preciso gastar muito para ter um belo apartamento decorado e prático:
1- Poupar espaço é necessário
Os locais pequenos devem ter cada centímetro aproveitado, para facilitar a rotina dos moradores e suprir toda a necessidade de um lar. Por isso, o mobiliário personalizado é um desejo de muitas pessoas, mas inacessível na maior parte dos casos.
No entanto, as lojas populares já contam com exemplares de multiuso, como as mesas dobráveis, tábuas que são usadas como escorredor e apoio, nichos com penduradores e as camas com box acoplado.
São itens criativos e fazem muita diferença, eles deixem o local mais organizado, transitável e, principalmente, aconchegante.
2 – Claridade é uma aliada
A iluminação pode dar proporção a um ambiente, por isso, quanto mais claro, maior a sua aparência. As cores das paredes e as lâmpadas devem trabalhar aliadas, para ampliar. Alguns truques, como a projeção de luz ou uso de espelhos, auxilia nesse trabalho.
As paredes inteiriças com espelho, são favoráveis para cômodos muito pequenos, que também devem ter cores suaves, como branco, cinza e bege.
3- O menos é mais
Os acumuladores sofrem com locais pequenos, que ficam entupidos de enfeites, caixas e outros itens. É crucial manter o básico e usual, eliminando os itens que não tem uso, ou são usados com uma longa periodicidade.
Eles podem ser organizados em caixas, todas rotuladas com a classificação dos apetrechos. Assim, também pode ser feito com o armário da cozinha, para deixar os alimentos em ordem e, principalmente, para que não passem da data de validade.
4- O reaproveitamento
Já pensou que um pote sem tampa pode virar um vaso? Ou que aquela mesa antiga é perfeita para colocar o televisor? Esses são improvisos corriqueiros em locais pequenos, além de contarem pontos para menor geração de resíduos e economia na compra para decorar.
5 – Setorizar
É preciso setorizar cada cômodo, mesmo que o local seja um studio. Coisas que pertencem ao quarto, por exemplo, devem ficar dentro dele. Um cômodo aberto, pode ser repartido com móveis, que delimitam cada ambiente, como foi feito pela blogueira Karol Pinheiro, no Jardim no Cimento.
Essas propostas podem mudar a vida de quem está no processo de decoração de apartamento pequeno e busca por soluções. Tudo pode ser ajustado, assim como o “faça você mesmo” vai ajudar a economizar.