Como decorar sua casa gastando pouco?

Aprenda como deixar a casa decorada e poupar recursos.
Uma casa decorada é o sonho da maior parte das pessoas, com itens que sejam bonitos e úteis, mas a falta de recurso acaba atrapalhando a concretização. Mas existem formas de decorar gastando pouco, não é preciso investir em grandes reformas e em itens novos. Confira algumas dicas que irão te ajudar neste processo e aprenda como decorar sua casa:
Comece pelas paredes e pisos
O início do processo deve ser com a sua estrutura, portanto o teto, piso e a parede são os primeiros a serem arrumados.
Não adianta comprar belos móveis e decoração de casa sem deixar tudo em perfeito estado. É preciso arrumar as imperfeições, como rejuntes, as estampas antigas podem ser cobertas por tinta, tecidos ou até tapetes.
As tintas para azulejo podem salvar uma decoração, já que cobrem antigas cores e ornamentos, mas é preciso apostar em uma boa marca e sempre no modelo específico para tal tarefa.
Se a casa for alugada, por exemplo, é possível colar adesivos ou envelopar toda a superfície com o vinil autocolante, que também deixa um acabamento ótimo, mas demanda um cuidado maior.
A opção mais simples para os pisos, é o tapete ou vinil colante, uma cotação de valores deve indicar o método mais acessível.
Aposte nos usados
Os bazares são ótimas fontes para conseguir relíquias, eles estão lotados de móveis e decorações usadas. Geralmente eles são feitos por instituições de caridade e igrejas, com o intuito de arrecadar fundos, por isso tudo é muito acessível.
No entanto, existe a grande possibilidade de só encontrar peças antigas e com pequenos defeitos, por isso precisam de mais tempo para reparo e o famoso DIY, o faça você mesmo.
Peça certa para cada necessidade
Cada cômodo tem uma necessidade em especial, por isso os móveis devem se adequar ao espaço. A maneira mais tradicional de aproveitar cada centímetro disponível, é contar com os planejados, mas custam caro e são inacessíveis para várias pessoas.
No entanto, umas das dicas de decoração é utilizar peças baratas para conseguir um efeito parecido. Com um orçamento restrito o improviso é crucial, como o uso dos caixotes de madeiras e pallets.
Procure investir mais nos itens principais e aposte em modelos atemporais, como os sofás de couro, objetos de cerâmica e decoração. Uma mesa simples, por exemplo, pode ganhar uma pintura e uma bela fruteira, pronto tal alteração muda totalmente o visual de uma sala de jantar ou cozinha.
Reutilize para decorar gastando pouco
Reforme os móveis que já possui, uma boa mudança acarreta uma maior economia e menor geração de resíduos. Transforme velhas gavetas em prateleiras, revista a superfície dos mobiliários com adesivo, pinte, troque puxadores e inove.
Se precisa optar entre novos móveis e uma decoração, opte por itens para ornamentar as peças que já existem no ambiente. A melhor dica é comprar ornamentos úteis, como vasos, copos e outros utensílios, assim deixam o local mais bonito e servem para outros fins. Preze pela qualidade do objeto, para que ele tenha uma longa durabilidade.