Saiba como um projeto decorativo é feito

Veja o passo a passo de como são criados os projetos de decoração e suas fases.
Pode parecer muito simples, mas um projeto para decoração requer profissionais experientes e muitas etapas. São diversas áreas envolvidas, para criar um esboço adequado para o ambiente em questão.
Cada item deve se encaixar ao local, personalidade do cliente e necessidade de uso. Tudo é mais complexo, a decoração de interiores vai muito além de uma aparência agradável.
Entenda os processos feitos por decoradores até a entrega ao cliente:
Briefing
O briefing é um arquivo com todas as informações sobre o cliente. Nele constam dados fundamentais para iniciar o projeto de decoração. É preciso que ele se aprofunde em cada necessidade, uma casa, por exemplo, deve ter cada cômodo para um fim que não seja igual às demais.
Assim também são colhidos fatos sobre a personalidade do contratante para que tudo fique com seu gosto, como as cores preferidas, estilo de vida, gosto musical e muito mais. O último, e mais importante, é saber sobre a expectativa sobre o projeto decorativo, que mostra como ele imagina que será o resultado.
Esboço e apresentação do projeto decorativo
Com a planta do local em mão, é iniciado o primeiro esboço, ele é essencial para descrever todas as etapas que deverão ser feitas. Ele demonstra a melhor forma de colocar os móveis, deixar tudo mais acessível, melhorar a circulação, luminosidade e outros itens cruciais.
Depois são escolhidas as cores e tons que farão melhor ornamentação, para que a última parte fique com a escolha dos móveis e itens de decoração. Para deixar tudo mais apresentável e de fácil visualização a planta é feita em 3D, com todos os objetos colocados na forma que o decorador instruiu. É basicamente como ver a estrutura pronta, mas na tela de um computador.
Com todo esse processo pronto o cliente pode fazer uma primeira avaliação, para notificar os pontos que não lhe agradaram e alinhar o restante. Assim também é apresentado o orçamento, quando o cliente não fecha o limite financeiro antes de iniciar o trabalho. Também é estipulada uma data máxima para a entrega.
Finalização
Com tudo projetado é a hora de comprar os acabamentos, tintas, tecidos, móveis e tudo que for necessário e foi aprovado. O decorador fica responsável por determinar profissionais para a mão de obra e regular os prazos.
O trabalho do especialista em decoração também é monitorar tudo que envolve seu projeto, mas esse serviço não é simples e conta com muitos fatores, ele deve manter tudo sob controle e no tempo certo.
O cliente deve ficar sempre informado sobre o projeto, afinal as situações inesperadas são normais e podem atrasar, como a demora na entrega de produtos e a troca de materiais. A última etapa é a entrega ao consumidor.
Agora você sabe que não é muito fácil desenvolver um projeto decorativo e que muitas pessoas estão envolvidas, por isso os custos costumam ser altos, mas o resultado é impressionante.